PL 4330: O FIM DOS DIREITOS TRABALHISTAS

Conheça o projeto de lei que não deixa limites à precarização das condições de trabalho

One Half

Em 2004, o deputado federal Sandro Mabel criou o projeto de lei 4330, que permite a total terceirização das atividades de uma empresa. Segundo Ari, presidente do Sindicom, o projeto iria acabar com os direitos históricos dos trabalhadores. “Perderemos FGTS, aposentadoria, férias e outras grandes conquistas dos trabalhadores ao longo do tempo”, diz Ari.

O QUE MUDARIA NA PRATICA
A prática da terceirização afeta diretamente os direitos dos comerciários. Confira alguns dos problemas que a aprovação do PL 4330 ocasionaria:


"Devemos lutar,
e muito, para que
o Projeto de Lei
4330 não passe no
Congresso nacional
e não prejudique
os trabalhadores
brasileiros.”, diz Ari.

 



O PL 4330 oferece um risco tão grande à classe trabalhadora que o Brasil inteiro está se mobilizando contra o projeto.
Confira algumas das mobilizações:

No dia 16 de setembro, o Sindicom esteve em uma Audiência na Assembleia Legislativa do Paraná. O objetivo era pressionar os deputados do estado a levarem uma proposição contra o PL 4330, que abusa dos trabalhadores. O Sindicato definitivamente marcou presença, levando a maioria dos seus diretores e vários comerciários.
Com toda essa pressão, os deputados tiveram que adiar a votação para outra data, ainda não definida”, comenta Ari. “Mas essa luta ainda não acabou, companheiros. Temos que ficar de olho e não deixar esse projeto virar lei”, completa.



No dia 07 de agosto, em Curitiba, as centrais sindicais organizaram uma manifestação contra o PL 4330. O ato ocorreu na Rua XV de Novembro, em frente à Associação Comercial do Paraná (ACP), e contou com a presença de dois mil trabalhadores.
Esse projeto, se aprovado, só vai trazer prejuízo aos trabalhadores. Um projeto que precariza o ambiente de trabalho precisa ser derrubado, e já!”, afirmou Nelsão, presidente da Força Sindical do Paraná.

No dia 30 de agosto, as centrais sindicais organizaram uma grande greve em todo o Brasil. O objetivo era novamente impedir que o Projeto de Lei 4330 se torne realidade. A greve contou com grandes manifestações na Praça Rui Barbosa, na Rua XV de Novembro e no Centro Cívico.

Para os patrões, o PL 4330 traz segurança jurídica. Já pro trabalhador, não garante segurança nenhuma e bota em risco tudo que conquistamos com muitos anos de pressão e luta da classe”, afirmou Sérgio Butka, vice-presidente da Força Sindical do Paraná.

No mesmo dia, o Sindicom participou de um ato público organizado pelas centrais sindicais do Paraná, em frente à FIEP, no Centro Cívico. O Sindicato dos Comerciários contou com o apoio de vários diretores da Entidade e trabalhadores comerciários para defender o fim do PL 4330.


 

Veja também Nesta Edição

Dezembro,2013 Dia do Comerciário.

dezembro,2013 Sindicato em Campo