Valtar  Pagina Principal
 
       
 
FOLHA DO COMERCIÁRIO
ANO XXXI - nº 154
DEZEMBRO/2004
 
Querem acabar com os direitos dos Trabalhadores

O governo do presidente Lula vem dando sinais claros que quer fazer o mais rápido possível as Reformas trabalhista e sindical. Não passa pela nossa cabeça que um governo eleito pelo PT – Partido dos Trabalhadores, queira tirar do trabalhador direitos históricos como férias, 13 o. salário, abono de 1/3 nas férias e da multa de 40% sobre o FGTS nas demissões sem justa causa. São estudos que o texto das Reformas trabalhista e sindical poderão tornar realidade.

Por isso a participação dos trabalhadores nos diversos movimentos que estão se realizando para se estudar estas Reformas é de fundamental importância. E nós sindicalistas estamos atentos a tudo isso, pressionando o governo com encontros e debates para que não aconteça o pior para os trabalhadores. Temos ido seguidamente à Brasília discutir com nossos parlamentares e pedir o apoio para que não deixem passar na Câmara Federal uma legislação que vá derrubar direitos adquiridos ao longo da vida profissional dos trabalhadores.

É preciso, antes de mais nada, que todos os trabalhadores discutam com bastante profundidade essas Reformas. Para nós não interessa tirar direitos adquiridos. O que importa é o aperfeiçoamento da Legislação.

E o governo de Lula deve, isto sim, olhar mais para o trabalhador. Até agora nada de concreto foi feito para beneficiar os trabalhadores. Até parece que o governo ainda está na fase dos discursos. Inclusive, o governo diz que a Legislação Trabalhista é que atrapalha o crescimento. Mas isto não é real. O que realmente está emperrando o Brasil de crescer são os juros exorbitantes cobrados hoje na nossa economia. A quem interessa isso. Somente aos banqueiros.

Está na hora do Governo Federal sair desse marasmo e atuar efetivamente em prol dos trabalhadores. Estamos aguardando medidas que visem melhorar nossa participação na sociedade.

Senhor presidente, não esqueça que fomos nós os trabalhadores que o elegemos. Não vire as costas para nós.

Ariosvaldo Rocha (Ari)
Presidente

 

 
É Natal !

Que o espírito de fraternidade, tão presente em nossos corações neste período natalino, nos acompanhe no Ano Novo que está por vir,
para alcançarmos com plenitude as transformações sociais.
E que a graça do Menino Deus habite nossos corações
E que a chama do amor divino ilumine nossos passos, Protegendo nossas famílias, cobrindo a todos de graças e bênçãos.

Feliz Natal e Próspero Ano Novo !
Sindicato dos Empregados no Comércio de Curitiba e
Região Metropolitana.


 

 

 


Para protestar contra a Portaria 160, do Ministério do Trabalho, os trabalhadores de diversas Capitais brasileiras, saíram às ruas no último dia 11 de novembro, fazendo manifestações em frente as DRTs – Delegacias Regionais do Trabalho, dessas Capitais.

Esta medida compromete a existência de 70% dos sindicatos, pois proíbe a cobrança da contribuição sindical dos trabalhadores não-sindicalizados. Se entrar em vigor esta Portaria 160, fatalmente irá sucatear as Entidades Sindicais e poderá por fim a direitos históricos, como o FGTS, o 13 o. salário, férias remuneradas e carteira de trabalho, além de impedir novos avanços nas negociações com a classe patronal.

Essas manifestações foram organizadas pelo “Movimento em Defesa da Organização dos Trabalhadores”, contando com o apoio das Centrais, Força Sindical, Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT), Social Democracia Social (SDS), Confederação Federativa de Trabalhadores do Estado do Paraná (CFT). Ao todo, estas Entidades representam cerca de 2,5 milhões de trabalhadores no Paraná.

Diante dos protestos no Congresso Nacional, a comissão de Constituição e Justiça já revogou a referida Portaria.
   
SINDICATO CIDADÃO
Prestando Contas
 
O Sindicato mantém um auxílio funeral para ajudar famílias dos comerciários, em momentos difíceis de suas vidas. É um valor de R$ 800,00 (oitocentos reais) por falecimento. Até agora, desde que implantamos o auxílio em 2001, já repassamos a 37 pessoas, entre associados e familiares. Foram no total R$ 27.400,00 (vinte e sete mil e quatrocentos reais) repassados a esses comerciários associados e familiares. Eis a relação completa: associados: Izidio de Freitas, Izidoro Nacarato, Casimiro Fidunho, Rubens Walter Eschholz, José Alexandrino Vieira, Pedro Ferreira de Melo, Seraphin Domingos Pereira, Antonio Holando Ciola, José Amandio de Oliveira, Nilo dos Santos, Gaspar Chaparro Vilhalva, Gilberto Grilesbach, Hypolito Higino Kowalski, Celso Gilmar Lau, Airton Renato Voss, Adolfo Havro, Amadeu Rasera, Reinaldo Caldeira Roque, Antonio Liles Cordeiro, Araldo Bonancio, Darci Segalla, Airton de Souza, Casemiro dos Santos, Albani Fernandes, Gilberto Cordeiro, Rolando Kania, Carlos Oscar Mayer, Aelson Alves Ferreira, Lair de Mattos, Emanuel Porto Machado e Armando Salles N. de Camargo. Dependentes: Enea Luiz Baroni, Lydia Margarida Cachel, Rodrigo Oliari, Gerson da Silva (óbito fetal), Lucimar Laurenci Bazan e Geni Maria Gonçalves Robaina.
 
                             
Veja os destaques desta edição
DIA DO COMERCIÁRIO 30 DE OUTUBRO
 
EMPRESAS NÃO RESPEITAM A LEGISLAÇÃO TRABALHISTA BRASILEIRA
Casas Bahia e Leroy Merlin
No último dia 30 de outubro comemorou-se o Dia do Comerciário

Clique e saiba mais
 
 
         
COLÔNIA DE FÉRIAS EM GUARATUBA.
Veja detalhes para a temporada que se inicia.
Preços e reservas.

Clique e confira
CLUBE CAMPESTRE
Com novo administrador
Saiba mais...

   
Veja também...
Pichadores estão deixando Curitiba cada vez mais feia e suja
Retrospectivas
da
Folha do Comerciário
152 - Especial Esportes - mai/2004
151 - Jornada de Trabalho - abr-mai/2004
150 - Do sonho a realidade - dez/2003
149 - Reformas - ago-set/2003
NOSSO SITE

Comerciário, quando você quer acessar alguma informação do Sindicato, ou alguma notícia de interesse geral, não esqueça que temos um Site na Internet. O nosso endereço na Internet é: www.sindicom.org. Veja o Site e nos diga o que precisa mudar para melhor atender suas necessidades.

O Site do Sindicom completou no último dia 18 de novembro, quinhentos dias de atividades, com informações sobre tudo que o Sindicato desenvolve para os associados. Navegue pelas nossas páginas e veja o que é oferecido para você e seus dependentes.
Clipping de Noticias
da
Folha do Comerciário
Denúncias
Se você sabe algo em sua empresa que está prejudicando o trabalho dos comerciários, denuncie para o Sindicato. O Fone é: 3322-0811 . Sua denúncia será averiguada, com sigilo absoluto. E se for preciso também publicaremos essa denúncia no jornal.
Ligue, fale e denuncie
EXPEDIENTE
FOLHA DO COMERCIÁRIO
Editada pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de Curitiba - Rua Quinze de Novembro, 1040 -
fone 3322-0811
JORNALISTA RESPONSÁVEL
Antonio Carlos dos S. Pereira
Reg. DRT. 548-PR
Fotos by Antonio C S Pereira
 
   
Associados - Atualização de Endereço
 
O formulário para atualização de endereço já está disponível
on-line
Clique Aqui...
se desejar e atualize o seu!
   
 
 
 
Comerciário: O Sindicato é você! Participe e lute por ele!
Venha usufruir de todos estes benefícios e estrutura criada para você.

Associe-se
 
 
 
 
Venha você tambem fazer parte - Resolução mínima de 800x600
© Copyright 2004 - Todos os direitos reservados ao Sindicato dos Empregados no Comércio de Curitiba - design by Manini