Portal dos Comerciários de Curitiba e Região Metropolitana

DECRETO 57.155 DE 03/11/1965

Décimo terceiro salário - procedimentos

EMPREGADOS SALÁRIO FIXO
50% (cinqüenta por cento) do salário pago  em outubro.

FORMA DE PAGAMENTO

1ª Parcela pagamento obrigatório até 30/11;
2ª Parcela pagamento obrigatório até 20/12.

EMPREGADOS COMISSIONISTA:CALCULO:
1ª Parcela – média de comissões e DSR pagos de janeiro a outubro – pagamento obrigatório até 30/11
2ª Parcela – média de comissões e DSR pagos de janeiro a novembro – pagamento obrigatório até 20/12
(VALOR INTEGRAL DEDUZINDO O VALOR PAGO)
3ª Parcela – média de comissões e DSR pagos de janeiro a dezembro – pagamento obrigatório até 10/01. (1/12 DA MÉDIA TOTAL DO ANO)

Conforme Convenção Coletiva de Trabalho - Atualização de comissões veja tabela de atualização de comissões

OBS. Os empregados que possuem menos de doze meses de serviço observar-se-á a proporcionalidade no pagamento das parcelas. Evitando-se que quando do pagamento da parcela final, fique o empregado sem saldo credor.

LEGISLAÇÃO Decreto 57.155, de 03/11/1965

Artigo 2º. – "Para os empregados que recebem salário variável a qualquer título, a gratificação será calculada na base de 1/11 (um onze avos) da soma das importâncias variáveis devidas nos meses trabalhados até novembro de cada ano. A esta gratificação se somará a que corresponder à parte do salário contratual fixo".

Parágrafo único – "Até o dia 10 de janeiro de cada ano, computada a parcela do mês de dezembro, o cálculo da gratificação será revisto para 1/12 (um doze avos) do total devido no ano anterior, processando-se a correção do valor da respectiva gratificação com o pagamento das possíveis diferenças".

Artigo 3º. – "Entre os meses de fevereiro e novembro de cada ano, o empregador pagará, como adiantamento da gratificação, de uma só vez, metade do salário recebido pelo empregado no mês anterior".

Parágrafo 1º. – "Tratando-se de empregados que recebem apenas salário variável, a qualquer título, o adiantamento será calculado na base da soma das importâncias variáveis devidas nos meses trabalhados até o anterior àquele em que se realizar o mesmo adiantamento".

EMPREGADORES:
CADASTRO E ENQUADRAMENTO SINDICAL

Para Acordos Coletivos, homologação contratual, as empresas devem fazer parte da categoria representada por esta entidade laboral. A empresa deve estar devidamente enquadrada na categoria e com seu cadastro regular na entidade laboral.

PROVIDENCIAR O CADASTRO ANTECIPADAMENTE.
Para cadastrar sua empresa clique aqui.